Como acontece Terapia?
Uma dúvida comum de quem nunca fez terapia é: "Mas como funciona isso na prática?". É normal ter curiosidade sobre o que acontece durante os 50 minutos de sessão. Vou te explicar de forma transparente como tudo funciona.
A primeira sessão acontece o acolhimento inicial que é o momento onde nos conhecemos e trocamos informações sobre o motivo que te trouxe. Faço perguntas sobre sua vida - família, trabalho, relacionamentos, saúde e entre outros.
Ai você me diz “mas eu vim pra terapia porque tenho dificuldades com relacionamento do trabalho porque vou ter que falar da infância ou de qualquer outra coisa?” e a resposta é simples, eu preciso te conhecer na sua integralidade, isso me ajuda a compreender seus padrões de comportamentos e muitas vezes o motivo que te trouxe para a terapia se repete em outros ambientes e relações e você não percebe. Mas calma você não precisa "se abrir completamente" logo na primeira sessão, vamos no seu ritmo, você conduz o que quer compartilhar e a confiança se constrói gradualmente.
Durante o tratamento você poderá falar sobre o que quiser, tipo: como foi sua semana, algo que te incomodou, uma descoberta sobre si mesmo, ou qualquer coisa que esteja em sua mente, é um espaço de fala livre, não existe roteiro fixo, às vezes você traz uma situação específica, outras vezes quer explorar sentimentos, ou pode até chegar dizendo "não sei nem por onde começar hoje". Tudo isso é normal e válido. Aí você me diz “E se eu não tiver nada para falar?" Isso também é material de trabalho! O silêncio, a sensação de vazio, ou a dificuldade de se expressar são aspectos importantes a serem explorados.
Durante a sessão faço intervenções que podem causar reflexão e outras vezes faço provocações para causar algum tipo de emoção com o objetivo de te ajudar a si enxergar por ângulos diferentes. Pode parecer que estamos jogando conversa fora, mas calma! Você só esta falando de você e eu tentando acessar suas memórias e padrões inconscientes através de seus relatos, é um processo contínuo, o que acontece na sessão continua "trabalhando" em você durante a semana, é comum ter insights ou fazer conexões entre uma sessão e outra.
A terapia é o lugar onde você pode se rasgar sem escrúpulos, o Julgamento é zero, o setting terapêutico é um espaço livre de críticas. Tudo que é dito na sessão fica entre nós. O sigilo do profissional é um dos pilares fundamentais da terapia.